terça-feira, 18 de outubro de 2011

Espera

Ano passado, um amigo e eu criamos uma grande filosofia. O ano de 2010 havia sido um divisor de águas para nós, pois havíamos criado enormes expectativas para muitas coisas. Decerto que nem tudo saiu conforme o planejado, por isso resolvemos pensar da seguinte maneira: ano de 2011 será o ano da "Expectativa Zero". Promessas de final de ano pra quê? Resoluções de Ano Novo? Não precisamos. Ao criar expectativas, nos ferimos quando algo dá errado ou não sai como planejamos, por isso é melhor deixarmos a vida nos levar. Certo?
Segui à risca o que prometi. Não esperei nada de 2011 a não ser o seu fim. Deixei tudo a cargo do próprio fluxo da vida, não fiz grandes planos, acomodei-me em minha zona de conforto e deixei que a vida se encarregasse de me surpreender. Melhor. Certo?
A verdade é que me cansei mais do que se eu tivesse lutado com minhas próprias forças. Sofri mais do que eu sofreria se tivesse planejado algo, e este não tivesse dado certo. E a quem eu deveria culpar? A quem eu deveria, poderia me lamentar? A verdade é uma só: não poderia culpar ninguém, lamentar-me de nada. A única pessoa que eu poderia, posso e devo culpar é a mim mesma.
A culpa foi minha em jogar tudo em cima da vida, quando, na verdade, ela não sabe nada sobre mim, se parar para pensar. Ela não sabe (e nem é obrigada a saber) meus gostos, meus sonhos, minhas aspirações, minhas ambições. Ela faz o que pode, é como um amigo leal que nos faz um favor de todo o seu coração, mas se depara com uma situação que só a própria pessoa saberia resolver. Na tentativa de agradar, faz mesmo assim, mas, no final, a situação sai do controle e nada nem ninguém pode fazer mais nada.
Por isso, voltei ao início. Se é para esperar, planejar, sonhar, vamos, sim. Aquilo que tanto queríamos "pra ontem" pode não ocorrer, mas ao menos lutamos, e aqueles momentos de planos e ideias ao menos nos proporcionaram grandes felicidades. Motivaram-nos a continuar vivendo, arrancaram um sorriso de nossos rostos. Deram-nos alegrias.
Por isso, digo que não, não é melhor ficar na zona de conforto, deixar a vida se encarregar de fazer tudo sozinha, de nos surpreender. Obrigada, vida, grande amiga, você fez muito por mim, de verdade. Mas agora deixa eu seguir daqui.
Ao comentar alguns de meus pensamentos com meu amigo, o mesmo da filosofia inicial, ele me disse: "Você ainda tem um pouco mais de dois meses. Anda logo". É isso que irei fazer.

3 comentários:

Mayra Teixeira disse...

Planos e sonhos são realmente importantes! Eu sempre sonhei alto, planejei a longo prazo, criei expectativas e só levei paulada. Decidi que mudaria de tática. Ao invés de planejar onde eu gostaria de estar em 10 anos, decidi encurtar esse tempo. 5, 3, ou, por que não, 1 ano? O segredo para a longevidade é um só: viver o presente mas sem esquecer do futuro, pois a vida tem que ter um equilíbrio e tudo isso deve ser feito com bom senso. Eu explico. É você acordar e pensar: eu quero estar com fulano(a) hoje! Eu quero fazer isso ou aquilo hoje! Claro que devemos pensar no amanhã, mas não no amanhã longínquo. No amanhã literal! Planos de longo prazo são necessários para nos manter no caminho certo, motivar-nos. Mas não podemos ficar com a cabeça no futuro e esquecermos de viver o hoje. Parece paradoxal, mas não é. Se pensarmos bem, a vida é simples. Nós é que a complicamos. Desculpa se escrevi um texto dentro do seu texto, mas tenho pensado muito nisso. No quanto deixei de viver, no quanto meus planos vêm sendo frustrados, no quanto tempo tenho perdido por besteiras. Tenho planos. Mas sei que preciso dar um passo de cada vez. E quero caminhar hoje!

Itana Glésia disse...

Eu nunca fui de fazer grandes planos, sempre fui deixando a onda da vida me levar para onde ela queria. Nesse ano de 2011, resolvi apostar alto, um grande projeto na "mala" foi o que me impulsionou. Frustração, desafinos mudaram tudo o que eu tinha planejado. Você foi testemunha desses momentos. Com todos os seus percalços, esse ano me ensinou uma lição muito importante: Por mais lindos que seja nossos sonhos, eles nunca vêm fácil pra gente, e mesmo com todas as frustrações não me arrependo de ter planejado tanto, as derrotas me fizeram ver que eu estava criando um conto de fadas, sem o toque de realidade necessário. Concordo plenamente, bora correr! Ainda dá tempo, temos 2 meses para fazer desse, por que não, o melhor ano das nossas vidas. Lindo texto querida, eu gossstoo de ver a babu assim, animada! =)

Anônimo disse...

Sorry pela demora para comentar este texto...
Enfim, também venho pensando muito sobre o que aconteceu comigo neste ano. Todas as coisas que passaram por mim e as pouquíssimas coisas que ficaram.
Você convive comigo diariamente, então não preciso enumerá-las, e também, não estou aqui para falar de mim, mas acho que falando sobre mim, você fará um paralelo sobre ti.
Eu tiro a conclusão que até hoje o meu ano foi muito bom. Porque? Porque chorei demais.
Aposto que você fez isso também.
Do que você tirou daí?
Lembre-se: o que conta são as experiências...

Postar um comentário